top of page

99 juízes aprovados no 189º concurso da magistratura são empossados no TJ-SP

Foto do escritor: gazeta paulista Diretoriagazeta paulista Diretoria

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou nesta segunda-feira (13/2) a solenidade de posse de 99 juízes aprovados no 189º Concurso de Ingresso na Magistratura. Após a seleção, que começou com teste objetivo, seguido por provas discursivas, de sentenças e exames orais, os 99 candidatos realizaram o sonho de integrar a magistratura.

"Tenham sempre isso em mente: o juiz há de ser honrado, há de ser reto, há de ser comprometido com a melhor prestação jurisdicional, buscando sempre a eficiência, que é o binômio da qualidade e da brevidade", disse o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Anafe, ao dar as boas-vindas aos novos magistrados.

A primeira colocada no certame, Gabriela Afonso Adamo Ohanian, oradora em nome dos empossados, agradeceu ao tribunal, à comissão organizadora, aos familiares e amigos. "Desejo que saibamos atuar lado a lado com servidores, advogados, defensores, promotores e jurisdicionados. Que possamos aplicar o imperativo, sem descuidar do propositivo. Que tenhamos sensibilidade em ouvir, serenidade ao refletir, maturidade ao julgar. Que não descuremos de nosso papel de servir, com respeito, cordialidade e eficiência", afirmou a nova magistrada.

O representante da OAB na Comissão Examinadora, Oreste Nestor de Souza Laspro, falou em nome da advocacia: "Não economizem no entusiasmo. É uma carreira luminosa. Haverá alguns dias pedregosos. Outros também. E outros piores ainda. Mas nenhuma dificuldade, nenhuma crise, nada, mas nada mesmo, será tão compensador quanto o momento sublime e estupendo em que a justiça se faz."

A procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, representante do Ministério Público na Comissão Examinadora, discursou em nome de sua instituição. "Os senhores terão nas mãos essa importante missão: a de sempre buscar nas suas decisões o interesse público. Jamais, jamais desanimem nessa missão. Tenham sempre como norte os valores éticos de respeito ao cidadão, independentemente de sua situação, sobretudo os mais vulneráveis, e a busca incessante do avanço dos direitos sociais previstos na nossa Constituição."A presidente da Comissão do 189º Concurso de Ingresso na Magistratura, desembargadora Silvia Rocha, transmitiu mensagens de cada um dos integrantes da banca examinadora e deu conselhos aos novos magistrados. "Trabalharam árdua e incansavelmente para chegar até aqui e merecem nossos mais efusivos cumprimentos, assim como merecem-nos todos os que os apoiaram e hoje os prestigiam, já que ninguém vence nem é bom sozinho", disse.

O presidente Ricardo Anafe também recordou os empossados da grandeza do TJ-SP, que responde, sozinho, por 1/4 da movimentação processual do país. "Não percam jamais a humildade e, ao mesmo tempo, sejam altivos sempre que decidirem. Sejam altivos ao presidir os atos, sejam firmes, o que não significa deixar de lado a humildade, o dever de estudar, de ler, de ouvir", aconselhou o presidente.

Completaram a mesa de honra da solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, representando o governador, o vice-presidente do TJ-SP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira, o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi, e o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno.

Também participaram da cerimônia os integrantes da Comissão Organizadora do 188º Concurso: desembargadores Newton de Oliveira Neves (Seção de Direito Criminal), Francisco Eduardo Loureiro (Seção de Direito Privado) e Luciana Almeida Prado Bresciani (Seção de Direito Público). Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.





5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page