Serão selecionados três autores, que receberão R$ 30 mil de incentivo cada
Selecionar três obras literárias inéditas, que abordem o gênero afrofuturismo, além de incentivar a produção de novos talentos e valorizar a carreira de escritores já consagrados. Esse é o objetivo do Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista, promovido pela Fundação Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Três autores serão selecionados com obra de, no mínimo, 29 páginas. E receberão prêmios individuais de R$ 30 mil. Para participar, os interessados devem encaminhar formulário digital, anexar documentação exigida e a obra em formato PDF. As inscrições se encerram em 25 de setembro de 2023.
O candidato pode escrever em qualquer gênero, técnica ou estilo literário, desde que “contenham características fundamentais das narrativas afro futuristas como tema principal ou em elementos que remetam a essa estética”.
Conforme o Edital 04/2023, o conceito de afrofuturismo é “um movimento cultural, artístico e filosófico que combina elementos da cultura africana e da diáspora africana com a ficção científica, a fantasia e a tecnologia.
Homenageada
Linguista, Conceição Evaristo é a celebrada escritora afro-brasileira que inspira o concurso. Aos 76 anos, ela tem um acervo de livros de romance, poema e contos. Em 2015, faturou um dos mais importantes prêmios brasileiros, o Jabuti, na categoria contos e crônicas.
Matéria Solicitada pela assessoria do Ministério da Cultura e Fundação Palmares
Comments