top of page

O Programa Ecos do Meio dessa semana conversa com os jornalistas Eduardo Ribeiro e Marcelle Chagas

Foto do escritor: gazeta paulista Diretoriagazeta paulista Diretoria

Atualizado: 16 de fev. de 2024

o prêmio os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciativa dos veículos J&Cia em parceria com a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, Neo Mondo e 1 Papo Reto.

O Programa Ecos do Meio dessa semana conversa com os jornalistas Eduardo Ribeiro e Marcelle Chagas sobre o prêmio os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, iniciativa dos veículos J&Cia em parceria com a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação, Neo Mondo e 1 Papo Reto.

O objetivo da premiação, segundo seus organizadores é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista, e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial.

Eduardo e Marcelle analisam o momento atual de exposição midiática da comunidade negra e o quanto essa exposição contribui para, no campo profissional da comunicação, para elevar o “empreendedorismo negro” a novos patamares e conquistas, visto que os temas sobre as questões raciais sempre foram muito marginalizados e agora ficaram muito identitários ou centralizados. Nessa direção os jornalistas respondem os questionamentos de Brígida Fries, coordenadora da Rede IVE- Imagens e Vozes de Esperança e Marcos da Silva, professor da ESPM.

A cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que conta com o patrocínio da Unilever, será realizada em 13 de novembro, das 18h às 21h30, na Unibes Cultural, que está apoiando institucionalmente a iniciativa, ao lado de Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (Conajira/Fenaj), e da ONG Redemar Brasil. Além da revelação dos profissionais campeões em cada categoria, haverá as homenagens especiais ao Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama, Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes e Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria.

A trilha sonora dessa entrevista ficou por conta do jornalista e cantor Chico Cesar a dizer que “quando tudo era ausência, esperei; quando o olho brilhou, entendi; quando criei asas, voei; quando me chamou, eu vim,” e assim, “quando dei por mim, tava aqui” a suplicar pela ação da comunicação o meu direito de respeito, de dignidade e a todo o momento.

Eduardo Ribeiro é formado pela FAAP e iniciou sua carreira na Editora Abril, como estagiário em 1976, dedicando-se, posterior, a outros diversos veículos e empresas, como repórter e assessor de imprensa até 1995 onde passa a se dedicar a seus próprios negócios, como sócio diretor da Jornalistas e Cia, Mega Brasil Comunicação e o Grupo Empresarial de Comunicação-Gecom, responsável pelo Prêmio Jatobá. Marcelle Chagas é jornalista com MBA em marketing e comunicação e mestranda em comunicação pela Universidade Federal Fluminense com estudo sobre desinformação. É fellow da CLinton Foundation, coordenadora da Rede de Jornalistas Pretos Pela Diversidade na Comunicação e integrante da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro (finalista dos prêmios HSBC/Sustentabilidade e Mulher Troféu Imprensa).

O Programa Ecos do Meio é apresentado todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online; é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, na TV Mega Brasil e no Jornal da Comunicação Corporativa (JCC).

Materia de : Rose Campos do Ecos do meio

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page