Na data, o titular do MDHC e demais gestores do órgão participam também da plenária sobre a proteção de territórios e dos ativistas e defensores do meio ambiente e dos direitos humanos. O encontro é promovido pelo governo federal
O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, estará em Belém (PA) nesta sexta-feira (4) para participar da abertura do encontro “Diálogos Amazônicos”. Na data, o ministro e outras autoridades do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) também integram a plenária “A participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil e dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia – erradicação do trabalho escravo no território”. O painel contará com a participação de representantes da Colômbia, Equador e Peru.
Na ocasião, serão abordadas as relações entre os direitos humanos e o meio ambiente, especialmente no cenário dos desastres climáticos e o impacto disso às comunidades mais vulneráveis em seus direitos. Por parte do MDHC, serão expostos aspectos do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH) e demais atuações da Pasta no apoio desses ativistas e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Além do ministro Silvio Almeida, integram a comitiva do MDHC a Secretária Executiva Rita Oliveira; a secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão; o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira; a assessora especial de Assuntos Internacionais, Clara Solon; a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira; e a coordenadora Geral de Articulação Federativa, Maia Aguilera.
Diálogos Amazônicos
Autoridades, representantes da sociedade civil, entidades e organizações de oito países da região amazônica vão discutir, entre os dias 4 e 6 de agosto, em Belém (PA), os principais problemas da região da maior floresta tropical do planeta, com debates sobre soluções, proteção e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. O evento coordenado pela Secretária-Geral da Presidência da República (SG/PR) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) terá cinco plenárias-síntese para 3 mil pessoas cada.
Os resultados dos debates de cada plenária servirão como base para a produção de cinco relatórios que serão entregues aos presidentes dos países amazônicos presentes à Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto.
Leia também:
SERVIÇO:
Diálogos Amazônicos
Data: Sexta-feira (4)
9h: Abertura da 71ª Reunião do Conselho Nacional dos Direitos Humanos Local: Ministério Público do Pará - Rua João Diogo 100 4º andar –Cidade Velha
16h: Plenária “A participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil e dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Erradicação do trabalho escravo no território” Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia – Av. Dr. Freitas, s/n – Marco (Belém/PA)
19h: Cerimônia de abertura Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia – Av. Dr. Freitas, s/n – Marco (Belém/PA)
Matéria envida pela assessoria Direta pelo Ministro
Comments